sexta-feira, 19 de setembro de 2008

SALA DE AULA EM CASA

No ano de 2005 lecionava em turmas de 7ª e 8ª séries, na localidade de Porto dos Barcos em Itarema-CE. Na comunidade poucas pessoas tinham pc, e as que tinham não acessavam internet, apenas eu e outro professor navegávamos na rede (via modem, é claro!). Vi a necessidade de levar meus alunos a conhecerem um pouco do mundo digital. Eles ingressariam no Ensino Médio logo, logo e era inadmissível que não tivessem noções básicas sobre o computador e a internet.

Então resolvi dividir as turmas em grupos e fazer um rodízio, para que nas tarde de sábado e nas manhãs de domingo eles pudessem acessar a internet. A princípio alguns se recusavam a utilizar o computador (depois não queria da a vez para o outro!), alguns suavam, outros tremiam, mas foi gratificante ver o interesse deles, assim como também foi maravilhoso vê-los no Ensino Médio (EEM Luzia Araújo Barros) entrando no Laboratório de Informática Educativa e utilizando o pc com segurança.


Atualmente a realidade do acesso na comunidade de Porto dos Barcos não mudou muito, mas agora os adolescente têm, no centro de Itarema, os Pontos de Presença do GESAC, lan houses e cybers que lhes permitem navegar na internet. O que precisa agora é ter mais espaços para acesso gratuito e educá-los para o uso adequado da internet!

3 comentários:

Cáritas Nogueira disse...

Olá!! passando para conhecer seu blog e dizer que muito gostei. Parabéns pelo seu excelente trabalho. Abraço afetuoso.

Erlane Muniz disse...

Olá Aurinha! Obrigada por visitar meu blog. Como você, também me identifico muito com a sala de aula. E com certeza, não temos realidades diferentes em relação ao acesso de nossos alunos às aulas de informática. Apesar de notarmos um avanço em investimento por parte do governo federal, ainda há muitas escolas necessitando de inclusão digital. E nós, como educadores, devemos fazer nossa parte, contribuindo com a aprendizagem de nossos alunos da maneira de uma forma mais eficiente e não "Fingindo que estamos ensinando e o aluno fingindo que está aprendendo".(Pedro Demo)
Um abraço!

Lia Raquel disse...

oi tia Aurinha,já tem acesso na comunidade do porto